Fazer
doação!
imagem

Santo Inácio de Loyola

Quem foi Santo Inácio de Loyola?

A experiência de Deus vivida por Santo Inácio de Loyola (Iñigo López de Oñaz y Loyola) fez dele um revolucionário. Na origem de sua experiência está a inquietude de "sair" e ir aos extremos. Na fronteira de si mesmo encontrou o "espaço sagrado", onde Deus se manifesta; ali se encontrou com os sonhos escondidos e os projetos ocultos... Na experiência do homem reside um potencial imenso de experiência de Deus.

Sua rica interioridade não é solitária, mas é habitada pela presença Divina e pelo desejo de realizar "grandes coisas" para os outros.

Na pessoa de Inácio há, em primeiro lugar, um caminho interior que nos ensina muitas coisas: ele caminhou para as fronteiras de seu próprio interior, mergulhando fundo em si mesmo e atingindo os limites da sinceridade e da transparência.

Santo Inácio de Loyola é o autor dos Exercícios Espirituais e o fundador da Campanhia de Jesus, Ordem dos Jesuítas. Filho de uma família da nobreza rural, Inácio nasceu em 1491 no castelo de Loyola, província basca ao norte da Espanha. Desde sua infância já alimentava o sonho de tornar-se um cavaleiro capaz de feitos notáveis, a fim de ganhar honras e prestígio.

Aos 30 anos, durante uma batalha em defesa de Pamplona, Inácio é ferido nas pernas por uma bala durante o cerco francês à cidade, em 20 de maio de 1521.

Submetido a várias cirurgias, ocupa-se durante o longo reestabelecimento no castelo de Loyola, com a leitura de livros sobre a vida dos santos e a vida de Cristo. Este seria para ele o princípio de um mergulho profundo. Inácio vai aos poucos trocando a imaginação dos feitos dos cavalheiros, pelas realizações dos santos, assimilando seus propósitos de vida e se identificando cada vez mais com eles e com o próprio Deus. A partir daí, torna-se um soldado de Cristo, peregrinando pelo mundo, escrevendo o livro dos Exercícios Espirituais, orientando pessoas e reunindo companheiros, até fundar a Companhia de Jesus e evangelizar centenas de países, incluindo o Brasil, com o envio das missões jesuíticas.

Santo Inácio de Loyola foi canonizado pelo Papa Gregório XV juntamente com São Francisco Xavier, Santa Teresa de Jesus e São Felipe Neri, em 12 de março de 1622.

"Pois os Exercícios Espirituais são o que de melhor na vida eu posso imaginar, sentir ou pensar, quer para o aproveitamento pessoal, quer para a fecundidade apostólica na ajuda a tantas outras pessoas”.

(Inácio de Loyola, 16 novembro de 1536)

imagem

Exercícios Espirituais

Os Exercícios Espirituais são uma experiência que Santo Inácio iniciou para ajudar outras pessoas a experimentarem um encontro com Deus. Um encontro forte, vivo, pessoal, que desperta o desejo pelo seguimento de um Rei que nos chama a colaborar com a missão que Ele mesmo teve: levar a Boa Nova. Os Exercícios são um benéfico terremoto interior.

Inácio, enquanto se recuperava de uma ferida na perna provocada por uma bala de canhão, teve uma série de experiências interiores que sacudiram energicamente sua vida e foram-no levando em direção a uma verdade gozosa: quem decide ouvir ao Senhor, pode escutar sua voz, chegar a conhecer, por meio do discernimento, a vontade de Deus e tomar as decisões importantes seguindo o impulso do Espírito Santo.

Esta mesma experiência é a que Inácio partilha com seus companheiros de estudo, quando lhes dá os Exercícios Espirituais. Todos eles também perceberam, por meio destas práticas, que eram capazes de ouvir a Deus, que podiam crescer em liberdade, seguir radicalmente a Cristo, amar a um Deus que vive, trabalha e ama no mundo.

Desde então, os Exercícios Espirituais, o método que Inácio descreveu tão cuidadosamente, são a base da formação dos jovens jesuítas e seu ministério mais típico.

imagem

O Livro dos Exercícios, composto na alvorada do Renascimento e na época da Reforma, deveria ter caído de moda há muito tempo. Mas ao contrário, conserva sua atualidade plenamente. Porque na vida concreta de cada dia, os Exercícios ajudam a reler pessoalmente toda a obra da salvação, para descobrir a vontade amorosa da divina Majestade sobre cada um de nós.

Os Exercícios Espirituais ajudam também a formar cristãos alimentados por uma experiência pessoal de Deus e capazes, ao mesmo tempo, de distanciar-se dos falsos absolutos das ideologias e sistemas, a fim de se comprometerem com o esforço apostólico único da promoção integral - espiritual, social e cultural - do homem e da humanidade. Deles obtemos uma vida no Espírito mais vigorosa, um amor cada vez mais pessoal ao Filho, que carrega sua cruz, e um desejo mais encarnado de poder "em tudo amar e servir”.

(Adaptado de Peter Hans Kolvenbach, S.J., Ex-Superior Geral da Companhia de Jesus/1983-2008). Fonte: Jesuitas.com

imagem

Companhia de Jesus

A Companhia de Jesus, ordem religiosa fundada por Santo Inácio de Loyola também conhecida como Ordem dos Jesuítas, nasceu muito pequena, com um nome quase improvisado – Inácio e seus oito companheiros respondiam simplesmente, quando perguntados sobre quem eram: “Somos a Companhia de Jesus!”. Aprovada oficialmente pelo Papa Paulo III, em 27 de setembro de 1540, nesses quase 480 anos de história sempre se destacou pelo forte trabalho missionário, indo às fronteiras das dificuldades sociais.

Atualmente, há cerca de 16 mil jesuítas atuando em torno de 100 países dos cinco continentes. Ao longo de sua história, os jesuítas têm colaborado com a transformação da sociedade por meio da espiritualidade, da promoção social, do diálogo intercultural e inter-religioso, do serviço da fé e da promoção da justiça.

Oferecer educação de qualidade é outra marcante característica da Companhia de Jesus, responsável pela produção de conhecimento para o desenvolvimento social através da pesquisa científica e do aprofundamento intelectual.

No Brasil

Os primeiros jesuítas desembarcaram no Brasil, liderados por Manuel da Nóbrega, em 1549 – apenas nove anos após a Companhia de Jesus ser aprovada pelo Papa Paulo III. Vindos com Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil Colônia, os religiosos foram pioneiros no trabalho de educação dos descendentes de portugueses e nativos. Entre os jesuítas ilustres que atuaram aqui, estão os padres José de Anchieta e Antônio Vieira.

Com marcante influência histórica e social no país, a Companhia de Jesus esteve à frente da fundação de escolas, igrejas e cidades. Os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, por exemplo, foram os responsáveis pela criação do Colégio de São Paulo de Piratininga (hoje Pateo do Collegio), que deu origem à cidade de São Paulo. Hoje, são mais de 500 jesuítas atuando em todos os estados brasileiros, nas áreas Educação, Social, Espiritualidade, Serviço da Fé, Juventude e Vocacional, entre outras.

Adaptado de https://www.jesuitasbrasil.org.br/institucional/quem-somos/

imagem

Sede de Aprofundar-se na
Espiritualidade Inaciana?

Para aqueles que desejam realizar os Exercícios Espirituais (EE) de 8 e 30 dias – depois de realizarem as Etapas dos Retiros Inacianos oferecidas pela Comunidade Cefas – sugerimos visitar o site http://www.itaici.org.br.