Você está aquiInício / Atividades / Caminhada Inaciana

Caminhada Inaciana


Retiros em Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba

A Comunidade Cefas oferece os Exercícios Espirituais nas Dioceses de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Curitiba, em uma sequência de etapas de final de semana. Para obter mais informações sobre a missão de Londrina, entrar em contato pelo e-mail contato@eecefas.org.br. Para a Missão de Maringá, o e-mail é: maringa@eecefas.org.br e para a Missão em Ponta Grossa e Curitiba curitiba@eecefas.org.br.

Inscrições retiros

Visite o menu Inscrições. As datas dos retiros estão em nosso Calendário.

Etapa Preparatória dos EE

Retiro de um fim-de-semana, em regime fechado, com início na sexta-feira à noite e término no domingo na hora do almoço. Os Exercícios Espirituais (EE) de Santo Inácio de Loyola são uma caminhada de aprofundamento  e discernimento espiritual. Sob a ação do Espírito Santo e da Palavra, o exercitante experimenta um profundo encontro com Deus e com ele mesmo. O retiro é composto por palestras, músicas e alguns momentos de silêncio*.   Você está sendo convidado a buscar dentro de si respostas profundas: Quem sou eu? O que desejo? Qual a vontadade de Deus para a minha vida?.  Quem realiza esta etapa não tem o compromisso de iniciar a caminhada. Mas para quem se identificar com a proposta e desejar maior aprofundamento, há outras 4 etapas na sequência. 

Caminhada Inaciana: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Etapas dos EE

Em quatro encontros de final de semana, distribuiídos ao longo do ano, o exercitante é levado a um aprofundamento e discernimento espiritual, que se completam com a Eleição ou Reforma de Vida. Chama-se Caminhada Inaciana, pois o exercitante percorre um “caminho interior”, segundo a metodologia de Inácio (inaciana).

Caminhada Inaciana

Acompanhante espiritual

Uma condição fundamental para aquele que faz os Exercícios é ter um acompanhamento espiritual. Santo Inácio de Loyola considera o confronto da matéria que foi rezada fundamental para a realização de uma leitura isenta e inspirada da vontade de Deus na história pessoal do exercitante. Trata-se de uma pessoa capacitada, que estará à disposição do exercitante, auxiliando-o na caminhada inaciana.

Como participar?

As inscrições para a Caminhada Inaciana da Cefas são abertas no início de cada ano, começando pela Etapa Preparatória.  As inscrições são realizadas neste site e a idade mínima para participar é 21 anos. A divulgação é feita pelo site e nas paróquias da região. Qualquer dúvida, entre em contato.

Onde são realizados os EE promovidos pela Cefas?

A Comunidade Cefas realiza os Exercícios Espirituais em casas de retiros que favorecem o silêncio e a meditação dos exercitantes.

Em Londrina, os retiros são realizados no Centro Missionário PIME ou na Casa de Retiros Emaus. Com muito verde e amplas instalações (capela, sala de palestra, refeitório e jardins) as casas são um convite ao descanso e a oração. 

Em Maringá, os retiros são realizado no Recanto Pascal, a Casa de Retiros da Congregação das Irmãs de São Carlos de Lyon. Uma chácara repleta de muito verde, lago, gramados e silêncio.

Em Curitiba, os retiros são realizados em Campo Magra, na Casa de Retiros Bom pastor. É uma casa ampla, com grande espaço verde e muito acolhedora.

Já na Diocese de Ponta Grossa, os retiros acontecem a 40 km da cidade, em Castro, no Cenáculo Cavanis, um local retirado, com grandes bosques e jardins: um espaço que convida para o silência, o descanso e oração. 

PIME
Casa de retiros do PIME, Ibiporã, PR.
 

 Casa das Irmas de Sao Carlos de Lyon
Casa de Retiros Recanto Pascal (irmãs de São Carlos de Lyon), Maringá, PR.